Plano de Aula: Números e Operações no Quarto Ano

Tema: Reforçando a Adição e Subtração e Introduzindo Multiplicação e Divisão

Objetivos

  • Consolidar o conhecimento dos alunos em adição e subtração com números maiores.
  • Introduzir os conceitos básicos de multiplicação e divisão.
  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas matemáticos contextualizados.

Conteúdos

  • Adição e subtração com reagrupamento.
  • Tabelas de multiplicação até 10.
  • Relação entre multiplicação e divisão.

Recursos

  • Lousa e giz ou quadro branco e marcadores.
  • Material concreto (blocos de base dez).
  • Cartões de tabuada.
  • Atividades impressas.
  • Projetor (opcional) para apresentar problemas contextualizados.

Metodologia

1. Atividade de Abertura (10 minutos)

Iniciar com uma revisão rápida de adição e subtração com números de até quatro dígitos.

Resolver, junto com os alunos, algumas operações no quadro, destacando o processo de reagrupamento.

2. Exploração de Conceitos (20 minutos)

Multiplicação:

  • Introduzir a multiplicação como uma adição repetida.
  • Apresentar a tabela de multiplicação e destacar os padrões.
  • Usar exemplos concretos para mostrar como multiplicar números pequenos.

Divisão:

  • Explicar a divisão como o processo inverso da multiplicação.
  • Apresentar a divisão como partilha igual, usando exemplos do cotidiano (por exemplo, dividir doces entre amigos).
  • Realizar algumas divisões simples com a ajuda de blocos de base dez.

3. Atividade Prática (20 minutos)

  • Distribuir cartões de tabuada para que os alunos pratiquem a multiplicação.
  • Propor problemas contextualizados que envolvam adição, subtração, multiplicação e divisão, como: "Se você tem 24 balas e quer dividi-las igualmente entre 6 amigos, quantas balas cada amigo vai receber?"
  • Pedir que os alunos resolvam individualmente e, em seguida, revisar as respostas coletivamente.

4. Jogos Educativos (15 minutos)

  • Organizar um jogo de "Bingo da Tabuada", onde os alunos precisam encontrar os produtos corretos das multiplicações chamadas pelo professor.
  • Outra opção é um jogo de "Corrida de Operações", onde os alunos competem para resolver o maior número de operações corretas em um tempo limitado.

5. Fechamento (10 minutos)

  • Revisar os conceitos aprendidos durante a aula, pedindo aos alunos que expliquem o que aprenderam em suas próprias palavras.
  • Distribuir uma atividade para casa que inclua uma mistura de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Avaliação

  • Avaliação contínua durante a aula, observando a participação e o desempenho dos alunos nas atividades práticas e nos jogos.
  • Correção da atividade de casa para verificar a compreensão dos conceitos.

Diferenciação

  • Para alunos com maior dificuldade, oferecer suporte adicional durante as atividades, utilizando materiais concretos para ilustrar conceitos.
  • Alunos mais avançados podem ser desafiados com problemas de multiplicação e divisão mais complexos, ou com a criação de seus próprios problemas matemáticos.

Referências

Utilizar recursos digitais como jogos online de tabuada e vídeos educativos para reforçar os conceitos de multiplicação e divisão.

Consultar livros didáticos de matemática do quarto ano para atividades e problemas adicionais.

Exercícios de Números e Operações para o Quarto Ano

Questões

  1. Calcule: 456 + 789 = ?
  2. Subtraia: 1.234 - 567 = ?
  3. Multiplique: 23 × 15 = ?
  4. Divida: 144 ÷ 12 = ?
  5. Resolva a operação mista: 123 + 456 - 78 = ?
  6. Qual é o produto de 9 × 8 = ?
  7. Divida e encontre o quociente: 250 ÷ 25 = ?
  8. Calcule a soma: 3.210 + 4.321 = ?
  9. Subtraia e encontre a diferença: 5.000 - 2.345 = ?
  10. Resolva a multiplicação: 47 × 6 = ?

Respostas

  1. 456 + 789 = 1.245
  2. 1.234 - 567 = 667
  3. 23 × 15 = 345
  4. 144 ÷ 12 = 12
  5. 123 + 456 - 78 = 501
  6. 9 × 8 = 72
  7. 250 ÷ 25 = 10
  8. 3.210 + 4.321 = 7.531
  9. 5.000 - 2.345 = 2.655
  10. 47 × 6 = 282

Comentários